Aposentadoria por tempo de contribuição acabou?
- Fernanda Quadros

- 31 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de mar. de 2021
Ainda vejo muitas pessoas que creem que ao completarem 35 anos de contribuição (para homens) ou 30 (para mulheres), independente da idade, já poderão requerer a aposentadoria.
Ocorre que a ANTIGA aposentadoria por tempo de contribuição que conhecíamos, que NÃO PEDIA IDADE MÍNIMA, foi EXTINTA com a Reforma da Previdência. Só poderão utilizar essa modalidade as pessoas que completaram os requisitos até dia 13/11/2019. Assim, homens que completaram 35 anos de contribuição e mulheres que completaram 30 até a referida data, ainda poderão valer-se dessa regra. É o que chamamos de DIREITO ADQUIRIDO.
Já as pessoas que não completaram o tempo necessário terão que utilizar as regras de transição que levam em conta, além do tempo de contribuição mínimo, a idade mínima (a única que não exige idade mínima é a do pedágio 50%). Há também a regra permanente (com disposições transitórias, até a edição de Lei Federal) para aqueles que se filiaram depois da Reforma, que também exige tempo e idade mínima.
Lembre-se que tempo especial, tempo rural e outras situações específicas podem aumentar o tempo de contribuição! Assim, há pessoas que possuem direito adquirido, não sabem e podem estar perdendo dinheiro!
Consulte um especialista. 😉





Comentários